terça-feira, 4 de março de 2008

TRêMULO Performance - Ryana Gabech

TRêMULO

Performance poética sonora de Ryana Gabech


A performance “Trêmulo” reúne textos inéditos de Ryana Gabech – autora dos livros “Mar e Avelãs” (Ed. Letradágua, 2001) e “A Data Invisível do Poema” (Nova Letra, 2006) – numa ambientação plástica-sonora que inclui instrumentos musicais e a dramatização de poemas. A interpretação de Ryana parte da oralidade dos poemas e explora a sonoridade de cada fonema em contraponto a imagem cênica que aborda a pausa entre os versos e o acontecimento único que caracteriza o conceito de " performance".

A “paisagem sonora” inclui desde a contação do verso, até a abordagem das falanges da onda rap, em que o verso ritmado e musical é assimilado pelo ouvido curioso do espectador.

Com duração aproximada de 40 minutos, “Trêmulo” evidencia a presença da poeta que atua ora como um suporte de sonoridades (corpo-som), ora como uma voz dramática que pontua o significado dos versos. A música, em arranjos experimentais, passeia em cena para aproximar o texto de Ryana da tradição poética do Ocidente, em que a poesia nascia na Grécia antiga para ser cantada ao som da lira.

Entre o texto e a música, a performance “Trêmulo” explora a espontaneidade da relação palco-platéia, alternando atmosferas intimistas e instantes ritualísticos.

A performance inclui a projeção do vídeo “Simpaticíssima heteroplastia” (4’), das artistas Karina Segantinni e Luciana Gomes Afonso, que dialoga com Ryana em um espaço cênico marcado pela iluminação elaborada e pela ênfase no “teatro dos objetos”.

“Trêmulo”, a performance, se funda na dupla acepção de tremor como prazer e como dor – o potencial ambígüo que toda poesia evoca, causa e manifesta.


POEMAS DE “TRÊMULO”
Aviso
Vazio
Espelhado
Desconjunta
Joio
Peneira
Metade
Cerca
Contagem Brasileira
Carta de despedida para um casal
Bem não visto
Desvio
Foice



contato:
(48) 99135657
ryanagabeh@hotmail.com



TRÊMULO /A INTÉRPRETE



Ryana Gabech é poeta e artista plástica. Nasceu em Campinas/SP. Em Itajaí, publicou “Mar e Avelãs” (Ed. Letradágua,2001) e “A data Invisível do poema” (Editora Nova Letra, 2006). Além de publicações em jornais e revistas, Ryana estudou pintura (1996-2000) e teatro (2000-2001) na Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí. Atualmente, reside em Florianópolis e é aluna do curso de artes plásticas na UDESC, onde desenvolve trabalhos e arranjos experimentais para a poética visual e sonora.

Nenhum comentário: